Fábrica de Sorrisos faz coleta seletiva as terças e quintas em Itajubá.

Reciclar é uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta. O Projeto Recriar da Fábrica de Sorrisos, organização não governamental localizada no bairro Pessegueiro, em Itajubá (MG), trabalha com reciclagem e coleta seletiva desde 2017, e vem fazendo o que está ao alcance da ong para conscientizar a população local e regional.

O empenho é tanto que eles facilitam a sua, a minha, a nossa vida, retirando em casa os materiais que não servem mais, ou que não queremos mais, ou que poluirão o meio ambiente. “Hoje, a coleta seletiva no Pessegueiro é uma realidade. A ong também faz a coleta de materiais de doação na cidade, duas vezes por semana. Aceitamos roupas, brinquedos, eletrônicos, vidro, garrafas, plásticos em geral. As doações têm aumentado muito, o que é muito bom. Nós processamos esse material. O vidro, por exemplo, não é comercializado. Usamos na própria ong, na horta, para fazer parede, em várias ações. Os tubos de tevê também não vão para o lixo, são usados para fazer parede. A ideia da ong é sempre criar a reutilização desse material. Os eletrônicos, como tevê, chuveiro, liquidificador, entre outros, testamos e se estiverem funcionando, distribuimos para as famílias que necessitam”, explica Luis Leite, coordenador do projeto. Ele acrescenta que é preciso incentivar as pessoas a reciclarem, “pois ainda vai muito material reciclável para o aterro sanitário. O aterro está doente. Ele está com o tempo de vida cada vez menor, justamente porque as pessoas não estão reciclando o seu lixo. Tem muita coisa desnecessária indo para lá. A ideia é interceptarmos esse lixo reciclável para ele não ir para o aterro”.

Além do Projeto Recriar, a Fábrica de Sorrisos atua em várias frentes, auxiliando a comunidade por meio de projetos que envolvem educação, saúde e auxílio ao próximo. Para entregar os recicláveis que você ajunta em casa, é só entrar em contato com a ong e agendar. A retirada dos materiais é as terças e quintas-feiras.