A importância da Psicopedagogia em tempos de pandemia como forma de resgatar o prazer das crianças em aprender. Saiba mais!

Mesmo antes do nascimento, já iniciamos o processo de aprendizagem, que vai acontecendo a partir dos estímulos recebidos pela família, pelo ambiente em que vivemos, pela observação, pelas experiências. Porém, a aprendizagem não acontece da mesma maneira para todas as pessoas. E é a compreensão do processo de aprendizagem o objeto de estudo da Psicopedagogia, que pode ter um enfoque preventivo ou terapêutico.

O psicopedagogo, que tem como papel analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem, é o profissional que identifica o que pode estar impedindo a assimilação dos conteúdos, analisando os comportamentos, promovendo intervenções e fazendo as orientações necessárias para garantir que a aprendizagem aconteça. Durante a avaliação diagnóstica psicopedagógica, são verificados os potenciais e as defasagens do aprendente, para que se façam os encaminhamentos necessários e o planejamento das intervenções pertinentes a cada caso.

Desafios para a Educação
A pandemia que estamos vivenciando trouxe grandes desafios para todos e a educação foi uma das áreas que sofreu maior impacto. A maioria das escolas ainda está se adaptando à nova realidade de ensinar e, até mesmo crianças, que sempre tiveram um bom rendimento escolar, apresentaram dificuldades em acompanhar as aulas online.

Apesar do empenho dos professores em tornar as aulas atrativas e minimizar os prejuízos dos alunos, muitos fatores contribuíram para essa realidade: dificuldades de acesso à internet, tempo reduzido das aulas, falta de uma rotina de estudos, distrações da casa (seja pelo irmão, o bicho de estimação ou o brinquedo), além do impacto social e emocional vivenciado pelas crianças.

Neste contexto, o psicopedagogo é um grande aliado para os pais e os professores, promovendo às crianças o resgate pela satisfação em aprender, auxiliando-as nos aspectos relacionados à atenção, organização, planejamento, fazendo com que passem a conhecer seu processo de aprendizagem, superando as dificuldades e recuperando sua autoestima.

Por ANA PAULA BUSTAMANTE ABREU, psicopedagoga clínica (APPp NSM 02159) Tel./Whats App: (35) 99860-1905 Pedralva (MG) Clínica Clicos | Piranguinho (MG) | Tel./Whats App:(35)98455-5653 Instagram/ana_paula_bustamante_abreu