Os aparelhos de ar condicionado estão mais acessíveis e, com o Verão, a quantidade de lares que possuem ar condicionado aumenta cada vez mais. É importante lembrar que a manutenção preventiva do aparelho deve ser realizada com frequência. Confira as dicas da Sandel!

Limpar e trocar os filtros
O ar condicionado possui filtros que têm como função a retenção de partículas que ficam no ambiente. A limpeza desse filtro é muito importante para que a poeira não retorne ao ar através da recirculação. Para a limpeza do filtro, basta apenas que passe pano úmido ou lave com água. Após o desgaste do filtro é preciso trocar.

Higienizar o aparelho
É necessário também fazer a limpeza interna do aparelho, pois o acúmulo de sujeira e a umidade podem causar a proliferação de fungos, mofos, bactérias e outros agentes nocivos. Uma empresa de assistência técnica especializada deve ser contatada para fazer essa limpeza, pois são utilizados produtos de riscos à saúde, sendo necessário o preparo técnico para o devido manuseio.

Limpeza da unidade condensadora
Não se pode esquecer da limpeza da unidade condensadora, onde geralmente há acúmulo de ninhos de aves, folhas secas e poeiras urbanas.

Dreno
Sempre verificar se o dreno está desentupido, pois o entupimento pode acarretar acúmulo de água parada na bandeja da unidade evaporadora. Quando não for utilizar o aparelho por um período muito longo há alguns procedimentos que podem serem feitos:

Fazer o ventilador funcionar, sem que haja refrigeração, de 3 a 4 horas para secar o interior da unidade;
Desligar o aparelho da tomada;
Remover as pilhas do controle remoto.

A função do ar condicionado é proporcionar às pessoas um ambiente de temperatura agradável, o tempo todo. Mas é preciso precaução quanto ao uso, por exemplo, não utilizar uma temperatura muito baixa, pois isso pode ocasionar problemas de saúde. Gostaram das dicas? Contem para a gente no Instagram/guiadamantiqueira.

SANDEL – SERVIÇO AUTORIZADO | Rua Capitão João Rennó, 132 Morro Chic | Itajubá (MG)
Tel.: 35 3621-1357 | 98859-1357 | 98406-3204 www.sandelmg.com.br