Entenda o teste que ressalta a beleza natural e está super em alta no universo da moda e entre pessoas que buscam autoconhecimento

As cores fazem toda a diferença na aparência de uma pessoa e entender como elas se comportam em você pode transformar suas ideias na hora de criar looks ou de comprar novas peças de roupas.

Para quem ainda não conhece análise de coloração pessoal ou colorimetria, essas nomenclaturas podem soar como algo complicado. Mas se você acompanha o Guia da Mantiqueira, viu que na edição nº XX, de setembro de 2020, eu fiz um apanhado geral sobre o tema, falando do método sazonal e sazonal expandido. Agora, eu volto ao assunto para explicar como é o feito o teste para descobrir qual é a paleta de cores ideal para cada subtom de pele. Vamos lá?

Avaliação
Falamos subtom porque o teste avalia, além da aparência da sua pele (se branca, morena ou negra), as camadas que revelam temperatura (quente, fria ou neutra), a profundidade (clara ou escura) e a intensidade (opaca ou brilhante), além do nível de contraste (baixo, médio e alto). A combinação desses fatores trará a resposta dentro das 12 cartelas possíveis: verão (suave, puro, claro); outono (suave, puro, profundo); primavera (clara, pura, intensa) e inverno (intenso, puro, profundo).
Para chegar a essa resposta, o teste só pode ser feito durante o dia, com iluminação natural e a pessoa deve estar sem maquiagem de frente para o espelho. Durante o processo, adotamos tecidos específicos para avaliar os efeitos que as cores causam na pele, no contornos do rosto, olheiras e outras marcas de expressão.

Escolhas mais adequadas
Com esse resultado em mãos, fica muito mais fácil escolher a cor da roupa, o tipo de metal para os acessórios, a maquiagem, as tinturas de cabelo e até os esmaltes. Afinal, quem nunca se decepcionou com uma determinada cor de roupa que na vitrine era linda ou pintou o cabelo inspirada por alguém e não ficou bom? A partir da análise de coloração pessoal, você tem a direção certa para fazer mudanças sem arrependimentos e comprar o que realmente vai cair bem, sem impulsos.

É uma experiência para você nunca mais olhar as cores do mesmo jeito. E, principalmente, valorizar o que vê no espelho: você!

Kátia Gomes | Jornalista pós-graduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo. Gerencia as páginas no Refinaria de Estilo e Refinaria de Ideias no Instagram.