GTEeN e GDroid vencem etapa mineira do Torneio Brasil de Robótica

As duas equipes do Curso G9, GTEeN e GDroid, foram campeãs da Fase Regional Minas Gerais do Torneio Brasil de Robótica (TBR) e estão classificadas para a etapa nacional, que acontecerá em dezembro. O resultado foi divulgado em 31 de outubro, por meio de uma live realizada pela organização do evento, no Youtube.

A GTEeN conquistou a Categoria Middle 2, para alunos de 12 a 15 anos, e a GDroid venceu a Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos. As equipes têm como mentores os professores de Matemática, Vicente Carlos Martins e Mateus Francisco. “Vencer o TBR foi uma emoção muito grande, mesmo a premiação sendo virtual. Com o primeiro lugar, garantimos nossa vaga para a nacional, e estamos empenhados em apresentar o melhor trabalho possível nessa etapa final”, disse o aluno Vinicius Ferreira dos Santos, da 2ª série do Ensino Médio (Turma M21) e membro da GDroid.

Para Fabiano Júnior, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turma F91) e membro da GTEeN, a equipe tem um histórico de 11 gerações de participação em torneios de robótica, “mas cada competição traz uma emoção diferente”. Em 2019, GTEeN foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional do TBR, título inédito para Itajubá. “Quando chega o resultado, a gente percebe que todo o esforço e trabalho duro, principalmente neste período de isolamento, valeu à pena. A emoção de ver o nome da equipe e o reconhecimento do nosso trabalho em nossas telas foi das maiores alegrias da minha vida. Estou muito feliz porque alcançamos nossos objetivos”, ressaltou.

TBR 2020

Pela primeira vez em sua história, o Torneio Brasil de Robótica foi realizado totalmente pelas plataformas digitais em função da pandemia de Covid-19, mas manteve a forma de avaliação das equipes. São analisados três quesitos na competição: Organização e Método (a dinâmica do trabalho colaborativo); Pesquisa (com embasamento em referenciais e indicações advindas da entrevista com profissionais da área de fitossanidade, tema deste ano); e Tecnologia e Engenharia (alunos programaram e simularam ações de um robô com auxílio do Open Roberta Lab). Confira como foi a preparação das equipes.

“Apesar de todas as adversidades que vivenciamos durante este ano, as equipes mostraram resiliência, conseguindo colher os frutos de longas horas de trabalho e dedicação, mesmo que distantes fisicamente”, disse Mateus Francisco, um dos mentores das equipes. Para a fase nacional, ele garante que GTEeN e GDroid “seguem confiantes, focando nas adaptações necessárias para essa etapa da competição, de modo a apresentar o melhor resultado possível”.

Cláudio Alvim Scianni, representante do TBR em Minas Gerais, agradeceu, durante a live no YouTube, “aos atletas, aos pais, aos mentores e às escolas que se adaptaram para a realização do TBR virtual”. “Continuamos firmes e fortes nesse caminho porque isso não é só um torneio de robótica. Esse evento promove transformação, produz ciência, produz conhecimento e mostra a importância do trabalho em equipe, é um legado para a vida de cada um”.

CURSO G9 | Av. Dr. Jerson Dias, 175, Bairro Estiva Itajubá (MG) | Tel.: 35 3623-1877 | cursog9itajuba | https://www.curso-g9.com.br/