Ensino Médio do Curso G9 adota Itinerários Formativos da BNCC

O Ensino Médio do Curso G9 adotou, a partir do ano letivo de 2021, os Itinerários Formativos, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Eles contemplam as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Também há o Projeto de Vida, que será trabalhado nos encontros dos itinerários na medida em que for oportunizada a reflexão sobre o projeto de vida de cada aluno.

Na prática, os Itinerários Formativos são uma das grandes mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Formam um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, dentre outros formatos de situação de trabalho que os alunos escolherão fazer. A lei exige que os itinerários sejam voltados ao empreendedorismo, à investigação científica e à mediação e intervenção sociocultural. “O Curso G9, sempre atento às necessidades e mudanças do mundo e cumpridor da legislação educacional, desenvolveu projetos piloto de itinerários durante um ano e meio. Em 2021, implantou os itinerários em seu formato legal, definidos a partir do diagnóstico das demandas dos jovens de nossa escola”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e do Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio e do Pré-vestibular, professora Marcia Gil

Protagonismo Juvenil
De acordo com Marcia Gil, o objetivo dos Itinerários Formativos é oferecer aos estudantes uma formação à parte do núcleo comum de disciplinas obrigatórias (Linguagens e Matemática). O aluno escolherá, dentre os itinerários oferecidos pela escola (veja ao final do texto), aqueles que se encaixam em suas preferências e intenções de carreira. “Acredito que, assim, o Ensino Médio será mais atrativo do que aquele que sempre preparou o aluno para ‘passar no vestibular’, com aprofundamento excessivo em todos as áreas do conhecimento, sem respeitar as preferências dos jovens”, destaca. “No formato do itinerário, o Ensino Médio pretende atender às necessidades e expectativas dos alunos, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita-lhes escolher os itinerários formativos nos quais desejam aprofundar os conhecimentos”, completa.

Para ela, “a experiência tem sido motivadora” para a instituição e para os alunos. “Vamos vivenciar, acompanhar, avaliar e ajustar os itinerários na medida em que se fizer necessário, para que os jovens possam utilizá-los como mola propulsora para seu projeto de vida, fazendo escolhas de maneira mais consciente”, finaliza.

Confira os Itinerários Oferecidos pelo Curso G9 para os alunos do Ensino Médio.
Linguagens
. Argumentação e Pensamento Crítico I (1ª série) – Professor João Eduardo Sita
. Argumentação e Pensamento Crítico II (2ª série) – Professor João Eduardo Sita
. Espanhol I (1ª série) – Professora Eloíza Montanari
. Espanhol II (2ª série) – Professora Eloíza Montanari
. Pesquisa Científica Interdisciplinar em Projetos (1ª e 2ª série) – Professores Anabel Faria Floriano, Marília Gil, Erikson Luz e João Sita.

Matemática
. Isto é Matemática e Laboratório Steam I (1ª série) – Professores Francisca Batista, Mateus Bibiano Francisco e Vicente Carlos Martins
. Isto é Matemática e Laboratório Steam II (2ª série) – Professores Mateus Bibiano Francisco e Vicente Carlos Martins

Ciências da Natureza
. Tópicos especiais de Química I (1ª série) – Professor Glauber Luz
. Tópicos especiais de Química II (2ª série) – Professor Edson Gonçalves
. Tópicos especiais de Biologia I (1ª série) – Professor Melina Pasini
. Tópicos especiais de Biologia II (2ª série) – Professor Camila Aparecida
. Tópicos especiais de Física I (1ª série) – Professor Kléber Luiz
. Tópicos especiais de Física II (2ª série) – Professor Kléber Luiz

Ciências Humanas
. Empreendedorismo social e intervenção sociocultural I (1ª e 2ª série) – Professor Erikson Luz
. Relações internacionais I (1ª e 2ª série) – Professora Marília Gil

CURSO G9 | Av. Dr. Jerson Dias, 175, Bairro Estiva Itajubá (MG) | Tel.: 35 3623-1877 cursog9itajuba | https://www.curso-g9.com.br