Para que serve?

Você acha que roupa é apenas um adorno para proteger o corpo? Começou assim nos primórdios, mas aos poucos o vestuário foi ganhando novos significados e importância no contexto histórico como elemento de diferenciação de grupos sociais: tribos, status, profissão, religião… O modo de se vestir é o reflexo do nosso tempo e, com isso, diz muito sobre quem somos ou como queremos ser percebidos. É um meio de comunicação não-verbal.

Quando você chega em um lugar com pessoas desconhecidas, antes mesmo de se apesentar, o modo como você está vestido já transmitiu uma mensagem de forma inconsciente entre as pessoas. Esta percepção não está ligada apenas a um julgamento estética, se é bonito ou feio, mas a um sistema natural que todos nós temos de decodificar signos, ou seja, ela se dá por meio da semiótica.

O que a consultoria de imagem e estilo faz é tornar esta simbologia consciente primeiramente para o cliente, combinando uma série de fatores, inclusive conceitos de psicologia, que tornarão o discurso da roupa coeso com o discurso da fala. Suponha que você esteja concorrendo a um cargo de gestão: seu currículo é excelente, tem todos os atributos exigidos, mas não se preocupou na forma de se apresentar para a entrevista.  Se sua imagem não estiver compatível à sua qualificação, provavelmente, não passará credibilidade desejada e perderá uma oportunidade profissional.

Ao conseguirmos comunicar quem somos sem precisar explicar verbalmente, estamos dizendo ao mundo como queremos ser tratados. Para chegar a este resultado, a consultoria faz uma grande imersão no universo do cliente, analisa suas motivações, para então desenvolver uma estratégia de construção de imagem que envolve tanto aparência como comunicação e comportamento.

A consultoria é uma ponte para sair da zona de conforto ou de estresse, alinhando a sua essência aos seus objetivos pessoais ou profissionais por meio de novas narrativas visuais. Um serviço minucioso e individualizado para você estar seguro e vestir-se de si.

Kátia Gomes | Jornalista pós-graduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo. Gerencia as páginas no Refinaria de Estilo e Refinaria de Ideias no Instagram.