Olá!
Esta semana vamos conversar sobre as crenças limitantes e seu papel sabotador em nossas vidas. Crenças limitantes prejudicam a maneira como obtemos os resultados que buscamos. Quando estamos diante de diversas situações no nosso dia a dia, e precisamos nos posicionar ou resolvê-las, a primeira impressão a respeito do evento é a nossa percepção em relação àquela situação. A maneira como nós percebemos as pessoas, atitudes, objetos etc., estão internalizados em nosso inconsciente através de nossas crenças e valores. Desta forma a nossa percepção irá interferir nas nossas atitudes e resultados, uma vez que é a
interpretação da nossa realidade. As crenças são aprendidas através de nossos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato, relacionados ao que nos faz sentido, desde a infância e fazem parte da nossa história.

Frases como;” dinheiro é sujo”; “você é chato”; “lugar e mulher é na cozinha”; “se estiver fora do padrão de beleza não pode ser amada/o”; “homem não pode chorar”, etc. são crenças limitantes que muitas vezes nos impedem de ter outro foco naquilo que é significante para nós, pois não sabemos agir de outra maneira, ou seja ressignificar. Repetimos diversas vezes as mesmas atitudes,
influenciados pelas crenças aprendidas. Essas atitudes são responsáveis por frustrações, ansiedade, tristezas e até depressão se persistirem. Assim, quando estamos frente a questões importantes, estas crenças limitantes
nos sabotam.

Como mudamos nossa percepção? Como paramos de nos sabotar? Mudamos nosso resultado, quando mudamos nossa percepção, ou seja, mudamos o foco.:

> Olhar de forma positiva para os eventos; Dar a chance de perceber o lado bom das coisas;

> Mudar nossos pensamentos negativos em positivos;

O bem estar é um construto. Por isso deve ser entendido, aprendido, elaborado, para que possa ser internalizado, dando lugar às percepções e atitudes positivas. “Nós pensamos demais nas coisas que dão errado e não o suficiente nas que dão certo em
nossas vidas. Claro, às vezes faz sentido analisar os acontecimentos ruins para que possamos aprender com eles e evitá-los no futuro. No entanto, as pessoas tendem a passar mais tempo pensando no que é ruim na vida do que no que é útil. Pior ainda, este foco nos acontecimentos negativos nos predispõe à ansiedade e à depressão. Uma forma de evitar que isso aconteça é
começar a pensar e saborear o que correu bem.” (Martin Seligman)

Como podemos fazer essas mudanças?
Proponho aqui um pequeno exercício, que irá ajudar na mudança de pensamentos negativos em positivos.

As três bençãos:
“Toda noite, ao longo da próxima semana, reserve dez minutos antes de ir dormir. Escreva três coisas que deram certo hoje e porque deram certo. Você pode usar um diário ou seu computador para escrever sobre os acontecimentos, mas é importante que tenha um registro físico daquilo que escreveu. Essas três coisas não precisam ser nada de espetacular em termos
de importância (“Ao voltar para casa do trabalho, meu marido trouxe meu sorvete preferido para a sobremesa”), mas podem ser importantes (“Minha irmã deu à luz um menino saudável”).

Ao lado de cada evento positivo, responda à pergunta: “Por que isso aconteceu?” Por exemplo, se você tiver escrito que seu marido trouxe o sorvete, escreva “porque meu marido às vezes é realmente atencioso” ou “porque me lembrei de telefonar para ele do trabalho e pedir-lhe para parar no supermercado”. Ou, se você tiver escrito: “Minha irmã deu à luz um
menino saudável”, você pode escolher como causa: “Deus estava cuidando dela” ou “Ela fez tudo certo durante sua gravidez”.

À princípio, o registro dos acontecimentos positivos em sua vida pode parecer esquisito, mas, por favor, faça-o por uma semana. Vai ficar mais fácil. A probabilidade é que daqui a seis meses você esteja menos deprimido, mais feliz e viciado nesse exercício.”

Um abraço a todos e uma ótima semana!!

Patrícia Corrêa é Psicóloga Clínica (CRP 12/00888) e especialista em Psicoterapia – Psicodrama/Psicologia Positiva. Atende a adolescentes e adultos. E-mail: [email protected] | Whats App: (48) 99609-6905