A poucos dias da estação mais florida do ano, já começamos a conferir as novidades que estarão nas vitrines e nas ruas fazendo as pessoas, aparentemente, mais felizes!

O home office compulsório, em função da pandemia, mudou nosso jeito de nos relacionar com o guarda-roupa. Saltos altos e roupas justas ou estruturadas deram lugar a sapatos flats e peças oversized com texturas macias que proporcionam mais conforto e, por esta razão, conhecidas como roupas de ficar em casa, também chamadas de loungewear.

Essa busca pelo conforto deixou de ser algo momentânea para se tornar uma tendência que ficará. Neste momento de flexibilização do distanciamento social, as roupas comfy ganham as ruas e adaptações até para ambientes que requerem mais formalidade, como o corporativo.

Com a população parcialmente vacinada, vem a esperança de dias melhores e a necessidade de extravasar essa sensação em imagem. É a moda dopamina (referência ao neurotransmissor que atua no humor) presente em cores e estampas.
E como tendências são inspiradas em comportamento e buscam referências no passado, muitas novidades de agora remetem à controversa moda dos anos 1990.

Veja algumas das principais apostas para os próximos meses:

Cores: paletas vibrantes e otimistas. Segundo a WGSN, a autoridade global em previsão de tendências, o rosa será a principal cor do ano. Seguida por amarelo manga, amarelo manteiga, verde oliva e atlantic blue. Também terão destaques o laranja, lilás, tons neon e dourado.

Tecidos: crochê, moletinho e transparentes.

Estampas: listras coloridas, xadrez Vichy, folhagens e cow print.

Roupas: manga bufante (continua), cintura baixa, pantalona denin molinho (conhecida como jeans), blusa lenço, bata, bermudas, bermuda ciclista, conjuntinho de bermuda e blazer.

Sapatos: chinelo plataforma, papete, tamanco e salto bloco.

Acessórios: lenços e bandanas. Colares de pedras naturais. Colares e pulseiras neon. Bolsas grandes.

Máscaras: necessárias, vão completar o look com cores e estampas coordenadas e apliques.

E você, já aderiu ou vai aderir a alguma dessas promessas para a moda primavera-verão? Caso tenha alguma dúvida sobre como usar essas tendências, é só escrever que eu respondo na próxima edição do Guia da Mantiqueira. Até lá.

Kátia Gomes | Jornalista pós-graduada em cenografia e figurino e com especialização em consultoria de imagem para o varejo. Gerencia as páginas no Refinaria de Estilo e Refinaria de Ideias no Instagram.