Olá querido leitor!
Esta é uma série de matérias da revista Guia da Mantiqueira onde estamos apresentando a você os 10 mandamentos para elaborar um currículo ideal para ser aprovado em um processo seletivo. Esta é a terceira de 11 edições, onde nos aprofundaremos em todos os 10 mandamentos. O primeiro mandamento foi “Coloque dados pessoais atualizados e garanta que estejam corretos”. Agora, vamos falar sobre:


Seu objetivo profissional deve estar alinhado com suas experiências e com a vaga em questão.
Você sabia que, em média, um recrutador leva menos de 30 segundos para analisar o seu currículo? A busca pela eficácia e eficiência constante nas empresas obrigam os recrutadores a automatizarem ao máximo a busca por palavras chave e, assim, otimizarem seu tempo. E o primeiro campo analisado é o de Objetivos Profissionais.


Sem dúvida, esse é um dos campos mais importantes para a triagem do recrutador. Ele fornece informações cruciais para entender se as expectativas do candidato estão alinhadas com a vaga. Aliás, este é um dos poucos campos em currículos online em que é possível redigir um pequeno texto com suas próprias palavras.


Segundo Rafael Souto, presidente da consultoria Produtive, essa análise inicial não costuma demorar mais do que 30 segundos. “É o suficiente para ele montar a imagem da pessoa e decidir se vale a pena continuar a leitura”, diz. Por isso seja objetivo e escreva o cargo pretendido ou área de forma clara e consistente. Da mesma forma, não adianta escrever diversas áreas em seu objetivo se suas experiências anteriores foram de 15 anos em uma área diferente desta, por exemplo. Ou seja, se você trabalhou por 15 anos em logística, não será de grande ajuda em uma vaga de especialista em custos. Ademais, evite frases como “Agregar conhecimento, desenvolver habilidades e contribuir para o crescimento da empresa”. Elas não dizem muito. Seja preciso e foque, sempre que possível, nas informações disponíveis da vaga em questão, por exemplo: “Analista de Marketing Digital”, “Supervisor de Logística”.


Na próxima edição da revista Guia da Mantiqueira, vou abordar em detalhes sobre o terceiro dos 10 mandamentos para um currículo vencedor, para te ajudar a se preparar para concorrer às melhores vagas das empresas. Encontro você!

Danilo Santana é especialista em carreira, com Mestrado em Sistemas de informação, Graduação em Administração, Especialista em Gestão de Projetos, Black Belt, professor e empreendedor no setor de educação. Atuou mais de 15 anos em grandes e pequenas empresas, nos setores público e privado.