Conheça as montanhas de Minas Gerais e programe-se para explorar esses locais de intensa e diferenciada beleza

A Serra da Moeda é uma das cadeias de montanhas que formam a Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. Basta percorrer um caminho de apenas 25 quilômetros, partindo do centro de Belo Horizonte, para deslumbrar-se com um dos ângulos mais fantásticos das montanhas mineiras. Com uma extensão de 70 quilômetros, a Serra da Moeda se destaca pela beleza e por apresentar condições favoráveis para a prática do voo livre. A cordilheira tem, aproximadamente, 1.500 metros de altitude e possui uma rampa natural que atrai pilotos de parapente e asa-delta de diversos lugares do mundo. Para quem prefere se aventurar com os pés no chão, uma das alternativas é caminhar pelas trilhas ecológicas. Eventualmente, o local ainda conta com atrações diversificadas como cavalgadas e passeio de balão.
Muitas pessoas associam a Serra apenas ao município de Moeda, no entanto, a série de montes se estende até as cidades de Brumadinho, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto. Estudiosos afirmam que a origem do nome está ligada ao registro histórico de que a região teria abrigado a primeira fábrica clandestina de dinheiro no Brasil, ainda nos tempos de colônia. Descobriu-se por lá a existência de sítios arqueológicos pré-históricos com pinturas rupestres e cerâmicas dos índios que habitaram a região. Atualmente, as maiores riquezas do local são o turismo, a gastronomia e, em alguns pontos, a exploração de minério de ferro.
A ONG Abrace a Serra da Moeda realiza um ato de abraço simbólico a cadeia de montanhas, no dia 21 de abril, em alusão à Inconfidência Mineira. O ato cobra preservação ambiental da cadeia rochosa e das nascentes do entorno, ameaçadas por grandes empreendimentos e pela exploração de minério. A região abriga mais de 30 nascentes que abastecem diretamente cerca de 10 mil famílias que vivem na região. Os mananciais também são importantes para a formação das bacias hidrográficas dos rios Paraopeba e Velhas, que distribuem água para região de BH.

Fonte: Prefeitura Municipal de Moeda | www.moeda.mg.gov.br