Conheça as montanhas de Minas Gerais e programe-se para explorar esses locais de intensa e diferenciada beleza

A Serra do Caparaó fica localizada na divisa sudoeste do estado do Espírito Santo com o estado de Minas Gerais. O ponto culminante da cadeia de montanhas é o Pico da Bandeira, no município de Ibitirama (ES). Com 2.890 metros, é o terceiro mais alto do país. No Caparaó tambem estão os picos Cruzeiro (2.861m) e Cristal (2.776m), respectivamente, o quinto e o sexto mais alto.
O Parque Nacional do Caparaó cobre boa parte da Serra do Caparaó e está localizado na divisa entre os dois estados, incluindo sete cidades do lado capixaba e quatro do lado mineiro. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo.
A região é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Além das trilhas, os visitantes encontram cachoeiras e piscinas naturais, e podem observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol. O parque dispõe de quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó em Minas Gerais – “Tronqueira” e “Terreirão” – e pela Portaria de Pedra Menina no Espírito Santo – “Macieira” e “Casa Queimada”, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras na área de visitação denominada “Vale Verde” e na “Macieira”. Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.
As cachoeiras merecem um destaque a parte: no Vale Verde, primeira parada após a portaria do parque, há uma sequência de corredeiras e poços para banho, além do mirante do Jacu. Outra dica é a Cachoeira Bonita, com acesso por trilha de 300 metros de comprimento. Para chegar ao Vale Encantado, há uma trilha de 370 metros, e o vale é composto por diversas corredeiras e poços transparentes. Em Iúna, ao longo do Rio Claro existem vários locais incríveis como: Cachoeira do Segredo, Poço do Egito e Cachoeira do Rogério.
Acesse os sites e confira mais informações!

Fonte: www.icmbio.gov.br | www.capixabanaestrada.com