Conheça um pouco mais sobre as montanhas de Minas Gerais e programe-se para explorar esses locais de intensa e diferenciada beleza.

As montanhas de Minas Gerais são famosas e chamam a atenção de quem visita o estado pela magnitude, formatos exuberantes e rica fauna e flora. Confira o Especial Montanhas do Guia da Mantiqueira a partir desta edição e programe-se para visitar as serras mineiras.
Localizada no município de Extrema, Sul de Minas Gerais, está a Serra do Lopo, que faz divisa com o estado de São Paulo. O local integra o circuito turístico da região, na Rota dos Ventos, junto com a Floresta Atlântica. A Serra do Lopo pertence ao complexo da Mantiqueira e um dos atrativos é o Pico do Lopo ou Pedra do Cume, que está a 1.780 metros acima do nível do mar. Dizem que o nome se deve a grande presença de lobos-guarás na região.
A Área de Proteção Ambiental (APA) fica na propriedade particular de uma pousada e no caminho para a Pedra do Cume existem outros atrativos como a Pedra do Marino, Pedra dos Cinco Dedos, Pedra dos Cabritos e a Pedra das Flores.
A trilha de aproximadamente 9 quilômetros é moderada, com trechos de subida, platôs de rochas e “trepa pedras”, (escalaminhada) sem necessidade de corda. Do alto da Pedra do Cume avista-se Extrema e as cidades paulistas: Atibaia, Bragança Paulista, Joanópolis, Pedra Bela e Vargem.

Foto: Reprodução|Facebook.com/SerraDoLopoExtremaMg

Fonte: www.extrematur.com.br | www.ecoturismobrasil.com.br