Conheça as montanhas de Minas Gerais e programe-se para explorar esses locais de intensa e diferenciada beleza.

A Serra dos Cristais emoldura a cidade de Diamantina, uma das 13 cidades que fazem parte do Circuito Turístico dos Diamantes, no norte de Minas Gerais. Quando recebeu da UNESCO, em 1999, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade foi caracterizada como um conjunto urbano e arquitetônico perfeitamente integrado com uma paisagem selvagem.
O Conjunto Paisagístico Serra dos Cristais é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) desde de 2010. A Serra é reconhecida por suas belezas naturais e compõe a paisagem e a história do antigo Arraial do Tijuco, atual Diamantina. Também conhecida como Serra do Rio Grande, possui altitude entre 1.100 a 1.400 metros e faz parte do complexo rochoso da Cordilheira do Espinhaço.


Ao conhecer esse destino turístico, não deixe de ir até o mirante do Cruzeiro da Serra para ver Diamantina do alto. Próximo de lá está o Caminho dos Escravos, estrada construída com trabalho escravo para levar os diamantes e metais preciosos de Diamantina até Ouro Preto Tiradentes até Paraty (RJ). O caminho que deu origem à Estrada Real é hoje uma das principais rotas turísticas de Minas Gerais. Serro, Milho Verde e São Gonçalo do Rio Verde são múnicípios próximos a Diamantina e que reservam belos cenários, igrejas e arquitetura histórica. Sem falar na vila “fantasma” de Biribiri, nos arredores de Diamantina. Perdida no meio do Parque Estadual do Biribiri, fica a menos de quilômetros de Diamantina, há belas cachoeiras e uma natureza exuberante. Vale a visita!

Fonte: https://www.360meridianos.com