Olá caro leitor!

A revista Guia da Mantiqueira em parceria com a To Bee Group vai apresentar a você os 10 mandamentos para elaborar um currículo ideal para ser aprovado em um processo seletivo. Esta será a terceira de um total de 11 edições.

Os dois mandamentos abordados até esta edição foram: Coloque dados pessoais atualizados e garanta que estejam corretos e Seu objetivo profissional deve estar alinhado com suas experiências e com a vaga em questão.

Nesta edição, vamos apresentar o seguinte mandamento: “Perseguir a formação ao longo dos anos, de acordo com seus objetivos”.

Normalmente, quando encontramos dicas sobre a inclusão do histórico educacional, fala-se em listar toda sua vida acadêmica contendo duração, data de conclusão, carga horária e instituição. Mas nós vamos além.
O ideal é que toda a sua carreira deva ser planejada de acordo com seu perfil profissional. Assim, todos os cursos que fizer terão um objetivo bem definido. E isso deve ser feito idealmente nos primeiros anos do ensino fundamental ou médio, incluindo cursos de curta, média e longa duração.

Consideram-se cursos de longa duração aqueles com mais de 3 anos, como a formação escolar, graduação, doutorado, etc. Média duração são de 6 meses a 2 anos, como Pós, MBA, Mestrado e cursos técnicos. Por fim, cursos de curta duração, de 40 horas até 6 meses; são programas de formação empresarial, certificações, cursos de capacitação, etc.

Não é recomendável acrescentar em seu currículo cursos com menos de 40 horas de duração, a menos que você não possua muitas informações ou que haja um curso que seja um requisito específico para a vaga.

Outra dica: coloque sempre os cursos mais recentes primeiro. Não será necessário colocar sua formação no Ensino Médio, e anteriores, caso você já possua uma formação superior ou técnica. Ou seja, se você possui um diploma universitário, não mencione o ensino médio, por exemplo.

Na próxima edição da revista Guia da Mantiqueira, vou abordar em detalhes sobre o quarto dos 10 mandamentos para um currículo vencedor, para te ajudar a se preparar para concorrer às melhores vagas das empresas. Não perca!

Danilo Santana é especialista em carreira, com Mestrado em Sistemas de informação, Graduação em Administração, Especialista em Gestão de Projetos, Black Belt, professor e empreendedor no setor de educação. Atuou mais de 15 anos em grandes e pequenas empresas, nos setores público e privado.