Orquestra Experimental do Curso G9 estreia canal em live no YouTube

Alunos da Orquestra Experimental do Curso G9 tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, sentir a sensação de estar ao vivo em uma transmissão pelo YouTube e apresentar o trabalho realizado pelo grupo durante a quarentena. A live, em 8 de julho, marcou a estreia do canal da Orquestra, sob a regência do professor de música, João César da Silva.
Nessa primeira live, o professor e os alunos Sophia Corrêa Monteiro Santos, Filipe Daves André, Maria Luiza Silva, Caio Dalla Rosa e Júlia Gelfuso, representando todos os integrantes da Orquestra, participaram de um bate-papo para explicar como está o andamento das aulas de música durante essa fase de necessário isolamento social e como lidam com as novas ferramentas de produção musical à distância. Eles também contaram como foi a experiência de montar uma pré-produção para um clipe e a apresentação, pela primeira vez, levando uma mensagem de esperança aos participantes da live com a interpretação da música “Let it be”, de Paul McCartney e John Lennon.
“Tudo o que vivemos nesse momento é surreal. De uma hora para outra tivemos que nos adaptar às aulas virtuais, ao isolamento social. Na Oficina de Música, não foi diferente”, disse Júlia Gelfuso, integrante da Orquestra e que participou da primeira live. “Faltou a gente poder ensaiar e tocar junto, ter aquela interação tão comum nas aulas de Música, mas o resultado dessa adaptação foi muito bom”, completou Filipe Daves.
Para o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano, “a apresentação foi maravilhosa”. Ele fez questão de parabenizar os alunos e o professor João César pela “brilhante condução da Orquestra”.
O professor João César reconhece que “a mudança foi brusca e a equipe teve que se adaptar de uma semana para outra porque não teria mais as aulas presenciais”. “Apesar das adversidades, isso ampliou a forma como estudamos música, pois começamos a utilizar as ferramentas digitais para incrementar nosso trabalho, em especial, nas áreas de edição de som e vídeo”, explicou. “Foi uma descoberta incrível para mim e para os alunos porque tentamos tirar o máximo proveito disso tudo”, completou. Para ele, a culminância do trabalho foi a live, quando todos tiveram a oportunidade de explicar tudo o que foi realizado desde o início da quarentena.
A Orquestra Experimental do G9, projeto criado pelo professor de música da escola, João César, existe desde 2011, sendo formada por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série Ensino Médio. A musicalização coletiva visa ao favorecimento da integração social e do cooperativismo. Tem como objetivo, além de promover o aprendizado musical, valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo, para entender e intervir positivamente na sociedade.
Confira alguns momentos da live!

Para se inscrever no canal da Orquestra Experimental
e ser notificado sobre as novidades, acesse:
Orquestra Experimental

CURSO G9 | Av. Dr. Jerson Dias, 175, Bairro Estiva Itajubá (MG) | Tel.: 35 3623-1877 cursog9itajuba | https://www.curso-g9.com.br/